Quer saber como usar a sua imagem?
Olá, apenas de ter muitos seguidores ou likes nas redes sociais. O marketing pessoal, quando bem feito, pode te dar muito poder, gerar oportunidades de negócio e ser uma ferramenta valiosa de networking! Uma das frases mais poderosas que ouvi nos últimos meses foi a seguinte: Todo mundo é uma marca, quer você reconheça isso ou não. Se você reconhece a importância de um marketing pessoal bem feito, quer saber como criar uma marca pessoal mais influente e aumentar a sua audiência, quero compartilhar com você um material especial feito pela Agência Anne. Qualquer dúvida, é só entrar em contato. E eu adoraria se você pudesse me contar qual foi o insight mais valioso que você tirou desse Ebook. Um abraço,
Alex Medina
O que é marketing pessoal?
Quem nunca ouviu aquele velho ditado que diz que “quem não é visto não é lembrado”? Pois é exatamente essa uma das principais bases do marketing pessoal! Afinal, de que adianta ser um excelente profissional, dotado de capacidades e qualidades extremamente valorizadas pelo mundo corporativo, se absolutamente ninguém sabe disso? Para que seja efetivamente reconhecido perante chefes, gestores e demais colaboradores em sua área de atuação, você não pode passar despercebido. Assim, quando bem aplicadas, as estratégias de marketing pessoal podem fazer milagres por você nesse quesito. O marketing pessoal é a melhor maneira de promover imagem, conteúdo e trabalho, de maneira a se destacar não só na empresa em que atua como no mercado de trabalho em geral. No entanto, atenção: marketing pessoal não é, de maneira nenhuma, sinônimo de culto ao ego ou simples vaidade pessoal, ok? Na verdade, é apenas uma maneira de destacar positivamente suas habilidades, entregando valor às pessoas e fazendo com que elas tenham uma excelente impressão a seu respeito. Está bastante enganado quem pensa que saber fazer um bom marketing pessoal é uma qualidade que já nasce com determinadas pessoas. Muito pelo contrário! Essa habilidade pode ser aprendida, desenvolvida e aprimorada. Para isso, basta querer.
Você quer divulgar seu negócio de uma forma AUTOMÁTICA COM
INVESTIMENTO ZERO, conheça esse sistema pelo
WEBINAR - EVENTO IMPERDÍVEL AO
VIVO 26 de Abril - 20:00 hs (Horário de Brasília)
E por que você deve fazer Marketing Pessoal?
Como alavancar o seu Marketing Pessoal
Muito além da autopromoção ou do aumento do número de seguidores nas redes sociais, o Marketing Pessoal é uma excelente forma de atrair e conquistar clientes e gerar negócios. Uma imagem forte e O QUE É E POR QUE FAZER MARKETING PESSOAL? 7 bem trabalhada traz credibilidade para a pessoa e para o produto ou marca associada a ela. Portanto, se você deseja se tornar um influenciador digital, é preciso que você trabalhe bem a sua imagem nas redes sociais, por exemplo. É imprescindível que você trabalhe a sua imagem na internet de uma maneira inteligente e verdadeira. Alinhar suas ações ao seu discurso é essencial para que você passe uma imagem sincera e não se torne uma fraude online. No próximo capítulo vamos mostrar pra você como turbinar o seu Marketing Pessoal. Vamos lá?
1. Crie a sua marca
O primeiro passo para a construção da sua imagem na internet é criar a sua marca, algo que diferencie você dos demais. E quando falamos em criar uma marca, não estamos falando em criar, necessariamente, uma logo ou toda uma identidade visual. A sua marca deve ser algo único, original e que realmente tenha relação com você ou com o conteúdo que você quer oferecer. Um exemplo disso é a Thaynara OG, que se tornou uma estrela nacional por meio do SnapChat e que é dona de alguns bordões que bombaram a internet, como o “Kiu!” e o “surra”. O primeiro é usado em São Luís, cidade natal da influencer, como uma espécie de vaia e ganhou vários sentidos na internet, enquanto o segundo é usado para algo que é feito em quantidade. Como ela mesma diz: surra de selfie, surra de biscoito, etc. 9 O fato é que ao usar essas expressões em seus vídeos fizeram com que elas se tornassem a marca de Thaynara. Um outro exemplo é o Padre Fábio de Melo, que grava os seus vídeos, também para a rede SnapChat, de apenas um ângulo. Essa é a marca dele. Portanto, criar a sua marca na internet é essencial como um elemento de diferenciação. O marketing é feito por meio de elementos e a criação da marca é um deles. Olhe para você, identifique o que você tem que o torna diferente e veja como utilizar isso ao seu favor.
2. Defina seu público-alvo
Como te falamos, quando for definir a sua estratégia de marketing pessoal, é preciso que você tenha, antes de tudo, um objetivo. Você pode ser um coach que montou uma página no Facebook, por exemplo, e a ideia é compartilhar conteúdo relevante ali como forma de atrair mais seguidores e trabalhar a sua imagem na rede. Mas, você já sabe com quem você vai falar? Como em qualquer estratégia de marketing, a primeira coisa que você deve definir é o seu público. Ter bem claro o público que você quer alcançar irá ajudá-lo a planejar a mensagem correta, com um conteúdo estratégico, envolvente e relevante para o seu interlocutor. Aqui, você deveria agir como um profissional de marketing e tratar a sua imagem como se fosse o seu cliente. Como alavancar o seu Marketing Pessoal 10 Crie personas que poderiam curtir o seu conteúdo, entenda o comportamento delas e antecipe-se às tendências do mercado no qual você está inserido.
3. Mantenha um networking
Ter uma boa rede de relacionamentos é essencial para qualquer pessoa que queira trabalhar a sua imagem na internet. E é nisso que consiste o networking: manter contato com outros profissionais ou pessoas influentes da sua área de atuação. E não se engane pensando que basta adicionar essas pessoas no LinkedIn ou no Facebook e que está tudo certo. É preciso se relacionar e interagir, efetivamente, com elas. Estabelecer conexões de valor fará com que você esteja sempre presente nas rodas de conversas e negociações e aumentará as chances de você ser acionado em função de alguma habilidade específica. Manter um contato vivo é essencial e, por isso, é importante manter uma comunicação recorrente. Procurar aquele conhecido só para pedir favores, por exemplo, não é a melhor opção. Enviar uma mensagem de aniversário ou compartilhar algum artigo que você ache que a pessoa vá se interessar são formas de estar sempre presente no círculo de convívio de alguém. Mas, lembre-se sempre de não ultrapassar os limites entre a vida pessoal e a profissional de alguém. O networking faz parte da vida profissional de alguém e é fundamental que você não confunda alguma gentileza com alguma ação mais invasiva. Como alavancar o seu Marketing Pessoal 11 Mas, as conexões não vêm batendo à sua porta. É preciso conquistá-las! Uma das formas de fazer isso é por meio do LinkedIn, por exemplo. Existem vários grupos de discussão, de inúmeros assuntos, em que é possível compartilhar artigos, pontos de vista e interagir com outras pessoas da rede. Além disso, aproveite os eventos que acontecem na sua região. Congressos, seminários, encontros e feiras são ótimos ambientes para fazer contatos e criar novas conexões. Se possível, faça um cartão de visitas com os seus contatos e ande sempre com algumas unidades: as oportunidades podem aparecer quando menos esperamos.